cancro da coluna

cancro da coluna

Cancro da colunaUma dor que não melhora, frequentemente cria medo – tanto nos doentes como nos médicos de que se trate de «alguma coisa má» e o cancro é a coisa má que a maioria das pessoas teme. Como a dor lombar é o sintoma de apresentação em 90% dos doentes com tumores da coluna, a neoplasia faz parte do diagnóstico diferencial de qualquer caso de dor lombar resistente e persistente.

As características da dor em doentes com cancro da coluna geralmente são diferentes da dor lombar comum. A dor lombar benigna está relacionada com a actividade, alivia com o repouso e pode ser desencadeada por uma lesão conhecida. A dor lombar aguda idiopática começa tipicamente a resolver após 4 a 6 semanas. A dor causada por neoplasia da coluna é persistente, progressiva e não alivia com o repouso. A dor parece intensificar-se à noite e frequentemente acorda o doente durante o sono. A dor lombar é tipicamente focal e pode associar-se com uma dor torácica em cinturão ou sintomas radiculares de dor ou fraqueza nas pernas. Uma massa na coluna pode causar sintomas neurológicos por comprimir directamente a medula espinal ou a cauda equina. Fracturas patológicas resultantes de destruição vertebral podem ser a primeira, mas infelizmente tardia, forma de apresentação de um tumor.

história

Sinais e sintomas de doença sistémica incluem fadiga, perda de peso, hemorragia anormal, aumento de volume abdominal, massas subcutâneas e adenopatias. Sintomas típicos de adenocarcinomas, como hematoquézia, hemoptises, galactorreia, hemorragia vaginal atípica e alterações dos hábitos intestinais, devem desencadear uma abordagem diagnóstica específica.

Aspectos clínicos associados com probabilidade de doença neoplásica incluem idade superior a 50 anos, hisrtória pregressa de cancro, duração da dor superior a 6 semanas, ausência de melhoria com terapêutica conservadora, velocidade de sedimentação (VS) elevada e anemia.

exame objectivo

Os carcinomas do pulmão, mama, próstata, rim, cólon e tiróide, juntamente com o mieloma multiplo, representam 88% de todos os tumores da coluna. Estes órgãos e sistemas deve ser cuidadosamente observados quando se suspeita de cancro. A observação da coluna deve identificar locais de dor focal e excluir quaisquer sinais de compromisso neurológico ou de reflexos anormais. Os sinais de compressão medular devem ser imediatamente investigados.

exames de diagnóstico

A VS, que é pouco específica mas muito sensível, está quase sempre elevada em casos de neoplasia sistémica. Uma investigação que inclua radiografia de tórax, mamografia, medição do antigénio específico da próstata e tomografia computorizada abdominal geralmente identifica a neoplasia maligna subjacente, se estiver presente.

Os exames laboratoriais básicos podem mostrar anemia, hipercalcemia e níveis elevados de fosfatase alcalina. A electroforese de proteínas no soro e urina é específica para o mieloma ou para o plasmocitoma. A análise de urina pode revelar hematúria, que sugere carcinoma de células renais.

imagiologia

Os tumores da coluna visualizam-se mal na observação radiográfica até ter ocorrido destruição significativa. A cintigrafia óssea é positiva precocemente e é considerada um bom exame de rastreio. Contudo, a ressonância magnética nuclear (RM ) pode rastrear toda a coluna, o que permite a identificação de lesões em doentes com radiografias e cintigrafias normais e é o exame de eleição para excluir neoplasia da coluna.

  • marcela

    Tenho uma amiga que tem uma mancha escura na parte da coluna e ela disse que as vezes incha e doi muito, alem disso ela apresenta muitos problemas como dor de cabeça intensa, mal estar, etc. Estou muito preocupada mas ela não que ir ao médico.

    • http://profile.yahoo.com/PGFII5LQRJIIPPFEA32CLGXV7Y Sony

      A MELHOR RESPONSABILIDADE QUE TEMOS EM RELAÇÃO A NOSSA SAÚDE, SÃO OS EXAMES DE PREVENÇÃO.
      É MUITO SIGNIFICATIVA ESSA QUEIXA DA SUA AMIGA E NÃO TOMAR PROVIDÊNCIAS, É ASSUSTADOR…ESPERO QUE PELO TEMPO QUE JÁ PASSOU,,,,ELA ESTEJA MUITO BEM!!!
      ABS

      • MARA

        CONSULTEI ESSA MATÉRIA PQ MEU MARIDO ESTÁ COM
        DOR LOMBAR E ELE SEMPRE SE QUEIXA DESSA DOR PORÉM ELE Ñ GOSTA DE IR AO MÉDICO, FICO APAVORADA. JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE ELE PASSA MAL COMENDO COMIDA GORDUROSA E JUNTO VEM ESSA DOR,ALGUÉM TEM UM PROBLEMA IGUAL?

        • EDNA

          meu nome e edna e para. Voce mara fiquei muito tempo com dor na coluna lombar demorei air no ortopedista quando fui fis varios tratamento fezeoterapia tomei morfina nada resoveu fis a ressonancia o resutado foi bombastico deu uma pequena fratura na L2 deu dejeneracao discau deu bico de papagaio deu um pequeno lipoma demorei muito pariquanto nao pode mexer fis outro raix e deu plobrema na L 3 ele me pediu outra ressonancia ele acha que te uma ernia dicas juntou todos esse plobremas eu na vivvo eu vejeto de tanta dor corre que astes que o bixo pega eu tenho que ver a minha coluna dejenerar eos medicos nao pode fazer nada para me ajudar tenho 36 anos tenho medo de pensar muito na minha

  • Wilton

    Pede pra sua amiga procurar um medico urgente! Bem provável que ela tenha um tumor!! Abraços e boa sorte!

  • Paulo Batom

    gostei muito bom

  • http://profile.yahoo.com/PGFII5LQRJIIPPFEA32CLGXV7Y Sony

    voltei do médico agora,pois estou com uma dor muito incômoda na coluna lombar, ele somente perguntou qual medicamento eu estava tomando para aliviar e eu falei o nome, inclusive esse medicamento é muito bom para várias inflamações, então por  enqto ele disse para eu continuar com esse mesmo, até fazer o rx da lombar o mais rápido possível
    E acreditem, ele o     M´dico, fez v´rias perguntas, se eu andava estressada, se tenho ou tive depressão, e foi exatamente o que ocorreu comigo, tipo de sentir pontadas agudas no peito, de me apavorar, e esse problema na lombar tb pode ser origem do estresse e depressão para meu espanto
    Infelizmente o nervoso altera todo o nosso organismo e fisicamente tb, pois qdo me dói a coluna, sobe uma dor para o braço e esse está td dolorido
    Saúde para todos nós.
    abs

  • Adri

    Olá pessoal, estou com um tumor na coluna o qual só tem tratamento fazendo a cirurgia.é uma dor horrível de não aguentar mais.Quem tiver sentindo dores na coluna procurem um médico o mais rápido possível, pois o meu pelo tamanho o médico disse que já faz tempo que surgiu.Boa sorte a todos nós que temos tumor de coluna.Obrigada

    • nalu

      OI Adri, minha mae tb está com tumor na coluna e o dela se trata de cancer, infelizmente. Consultei 5 especialistas e todos disseram q não ha nada mais o que fazer, Minha mae está na faze terminal! Escreva mais falando mais sobre seu problema.Meu email é nalu.arre@yahoo.com.br

      • Adri

        Bom dia Nalu

        Fico triste pela sua mãe, mas Deus sabe o que faz e vou torcer pela sua recuperação.Eu ainda estou na fase inicial, fazendo exames para marcar a cirurgia, mas tenho um médico maravilhoso e ele tem quase certeza que o meu é um tumor benigno.Estamos torcendo pra isso e confio muito em Deus.Conversamos por email amiga, quero saber mais como aconteceu com sua mãe.Abraços

    • mari

      ola se tem tratamento fazendo a cirurgia ,faz a cirurgia nao o penses duas vezes ,é dificil mas tem de se lutar com tudo o que se pode assim que força e para a frente é que é o caminho amigo

  • RIVANILZA

    RIVANILZA
    A ALGUNS ANOS TIVE UM ESTALO NA COLUNA MAS NÃO FIZ RX SÓ TOMEI RÉMEDIOS,AGORA A DOIS MESES TIVE UM TRAUMA FORTE NA LOMBAR E ESTOU SENTINDO MUITAS DORES ATE OS BRAÇOS, AS MÃOS E AS PERNAS DOEM NÃO POSSO FAZER ESFORSOS ALGUM ESTOU COM MUITO MEDO VOU AO ORTOPEDISTA MOSTRAR O RX E PESSO A MEU DEUS Q NÃO SEJA NADA RUIM.ABRAÇOS A TODOS VOCES E BOA SORTE A NÓS TODOSSSSS!