compressão medular e da cauda equina

compressão medular e da cauda equina

Compressão medular e da cauda equinaO doente que se apresenta com fraqueza aguda ou progressiva ou com disfunção intestinal ou vesical deve desencadear imediatamente maior preocupação e atenção do que qualquer doente apenas com dor lombar. A compressão aguda da cauda equina é causada ocasio­nalmente por herniação massiva do disco, mas resulta mais frequen, temente de fractura, tumor ou hematoma ou abcesso epidural.

A presença de um nível medular ou de défice da cauda equina deve desencadear uma investigação agressiva da etiologia.

Os doentes com síndrome da cauda equina apresentam-se tipicamente com retenção urinária, enquanto os com compressão medular se apresentam com incontinên cia. Os sintomas clássicos de dor lombar baixa, ciática bilateral, anestesia em sela e fraqueza dos membros inferiores que progride para paraplegia estão presentes de forma variável, necessitando de um grau elevado de suspeição pelo médico que realiza o exame. A hiporreflexia é tipicamente um si nal de compressão da cauda equina.

A hiperreflexia, o c1ónus e um sinal de Babinski positivo sugerem compressão medular, obrigando a avaliação da coluna cervical e torácica. A RMN é o exame diagnóstico de eleição. A descompres são cirúrgica com urgência é obrigatória se se identifica uma etiologia compressiva.Raramente, a dor lombar baixa é causada por um hematoma epidural. A apresentação clínica do hematoma pode ser semelhante à hérnia discal. Os hematomas epidurais ocorrem mais frequentemente após cirurgia medular ou em doentes medicados com terapêutica anti-coagulante.

Os doentes com défices motores ou retenção urinária necessitam de descompressão cirúrgica urgente do hematoma.

  • rafapluto

    Obrigado pelo Artigo.
    Sofri um acidente de trabalho a 3 anos, após a perda do controle da bexiga descobri que sofria da sindrome da cauda equina, com lesão na altura de L4 – L5. Infelismente operei 8 dias apos o primeira perda de controle da bexiga. Pedi o controle de bexiga e fezes. Muitos dizem que fisioterapia especificas ajudam. mais o descaso faz com que acomodemos na situação. Abraço – Rafael rafapluto@hotmail.com

    • Maiquel_costa

      Cara, fisioterapia e hidroterapia são fundamentais nesse momento, vc não pode relaxar. Com o tempo vc verá que ficara muito melhor, e se adaptara mais fácil a essa nova faze da vida. Te enviei convite no MSN, quando estiver on line trocamos informações sobre nossas situações. Abração e força ai meu irmão

    • Andreia Tocach

      Ola. Meu pai teve um acidente d carro e hoje faz o uso d fraldas pois não tem controle. Preciso de ajuda com algum tipo de tratamento. Whatzap 06392125838

  • Marcio Mkt

    MEU PAI FEZ UMA CIRURGIA DE COLUNA L5 / S1 – DEPOIS DA CIRURGIA ELE FICOU SEM O CONTROLE DA URINA E FEZES, EXISTE ALGUM TRATAMENTO PARTA REVERTER?

    • Inesmivg

      Caro amigo,tb estou tentando um tratamento,faz 5 meses que realizei esta cirugia e tb tenho estas sequelas e muita dor. Procure um neurocirugião para uma avaliação. No meu caso tenho de esperar de 1 ano há 2 para saber quais são as sequelas.
      Ines

      • Gisele

        E atualmente, passados dois anoa, como vc está??estou com o mesmo problema e gostaria de trocar informações. Poderia passar seu e-mail? att gisele (giseledt2@gmail.com)

    • Maiquel_costa

      Cara, fisioterapia e hidroterapia são fundamentais nesse momento, ele  não pode relaxar.. Tenho o mesmo problema e estou na luta a seis meses sem me amedrontar da situação. Entre em contato para falar mais do assuntomaiquel_costa@@hotmail:disqus .com
      Abraços Maiquel Costa

  • Maiquel_costa

    Olá amigos, realizei uma cirurgia de artrodese na altura de L4-L5-S1 em 29/10/2011 e após a cirurgia perdi o controle das funções de excreção da urina e fezes e também a função de ejaculação, tenho ereção mas não tenho orgasmo. Após a cirurgia comecei a apresentar os sintomas da síndrome da calda equina, perda de força nos membros inferiores, perda de sensibilidade em algumas regiões como, parte posterior das coxas, panturrilhas, sola do pé esquerdo, região do períneo ( nomeio das pernas ). Além de não andar, fiquei durante 45 dias andando com ajuda de um andador, depois mais 30 dias com duas muletas, depois de um tempo andei com apenas uma muleta, depois de uns dias comecei a andar com uma bengala e hoje ando sem nada com dificuldade.Mas já faz 3 meses que não tenho mais vazamentos de urina e nem de fezes, estou controlando essa parte, mas ainda tenho dificuldade para excretar, antes era difícil segurar e excretar, agora estou quase controlando tudo novamente. Resumindo perdi parte da minha vida e estou lutando para recupera-lá novamente, venho fazendo hidroterapia + fisioterapia 3 vezes por semana e depois de 6 meses da cirurgia voltei a praticar musculação, isso tudo vem dando um bom resultado, perante a situação que me encontrava a seis meses atrás. Caso alguém tenha uma dica ou um relato de alguém com esses sintomas entrem em contato para trocarmos idéias e ajudarmos uns aos outros.     
    Abraços e boa recuperação a todos que precisam.  
    Contato  maiquel_costa@@hotmail:disqus .com
     FACEBOOK-    Maiquel Costa  
       

  • mkvidaloka

    Olá pessoal.
    Sou o Maiquel Costa portador da Síndrome da Cauda Equina desde 28/10/2011 resultante de uma cirurgia de artrodese lombar ao nível de L4-L5-S1. Antes deste procedimento não tinha nenhum dos sintomas, apenas tinha dores na lombar e as vezes tinha crises de ficar imóvel travado de tanta dor, porem nada mais que isto.Era um atleta com grande potencial em vários esportes. Após a cirurgia apresentei parestesia em sela, anestesia em membros inferiores, enfim falta de sensibilidade do quadril para baixo, incontinência urinaria e fecal.Sai do hospital de cadeira de rodas, passei a um andador de 4 apoios, depois para duas muletas,depois para uma muleta e hoje ando sem auxilio de nenhum apoio, porem ainda ando com dificuldade na marcha. Depois de dar inicio ao tratamento com os medicamentos, fisioterapia e hidroterapia as incontinência passou e deu lugar a retenção urinaria e fecal. Depois disso retornei a musculação onde o tratamento teve seu pico de resultados positivos, comecei a ter mais força nas pernas.Hoje em dia vivo quase que normalmente, vou a todos os lugares que quero e faço tudo que posso, apenas não consigo andar rápido, muito menos correr pela falta da sensibilidade e força em alguns dos músculos das pernas. Já passei por muitas situações constrangedoras e venho superando isso dia após dia. Para aqueles que quiserem entrar em contato para trocar idéias meus contatos são no FACEBOOK Maiquel Costa ou no E-MAIL e MSN MAIQUEL_COSTA@HOTMAIL.COM abraços. !!!!
     
     

  • Lucas artinsM

    Olá Maiquel,
    Estou com problemas semelhantes ao seu e gostaria de conversar a respeito.
    Te enviei e mail e não tive retorno…
    Abraços,
    Lucas

  • MaiquelCosta

    Olá amigo, pois é vi um e-mail com seu nome mas como não tenho vc nos meus contatos, eu deletei pois poderia ser um virus.
    Quando entrares em contato por e-mail coloque o assunto cauda equina que dai sei do que se trata. Pode me add no MSN que a gnt conversa. Abraços Maiquel Costa

  • MaiquelCosta

    Olá amigos, sou eu novamente, Maiquel Costa!Venho contar a vcs que depois de 17 meses de pós lesão voltei a ter a função fisiológica ( urina e fezes ) normalmente, e o mais impressionante de todos, voltei a ter orgasmos, ejaculação tudo como antes, a cada dia que passa tudo fica melhor. Hoje em dia a unica coisa que ainda luta muito para recuperar é a marcha completa, pois ainda ando com dificuldade.Deixo o meu contato de e-mail e MSN maiquel_costa@hotmail.com e no facebook maiquel.costa.3@facebook.com e o link do meu bloghttp://sindrome-da-cauda-equina.webnode.com/ caso alguém tenha intenção de entender melhor a situação.

  • Roberta

    ola maiquel meu marido sofreu acidente a 1 ano e apresenta retençao fecal e urinaria,gostaria de conversar melhor com vc

  • Roberta

    JA FUI EM VARIOS MÉDICOS,POR ULTIMO AGORA VAMOS PARA UNICAMP,GOSTARIA DE TROCAR EXPERIENCIAS ..ELE FAZ CATETERISMO A 1 ANO E OS MEDICOS DIZEM Q TEM QUE ESPERAR.

  • geovane sousa

    oi pessoal

  • geovane sousa

    oi pessoal, gostaria de informar sobre meu problema.
    descobri que minha medula espinhal foi acometida por uma doença chamada de esquistossomose, os sintomas são os mesmos da sindrome da cauda equina.
    posso que quem tiver estes sintomas faça o exame para saber se foi acometido por esta grave doença.

  • nica

    olá , meu nome é Monica, tenho sindrome da cauda equina , operei a L4 , L5 e s1 no ano de 2005, perdi sensibilidade das partes intimas , bexiga e intestino,fiquei 3 anos totalmente sem sentir prazer sexual , mas a cinco anos voltei a ter orgasmos , o ke me deixou muito feliz, nao sinto mais fraqueza nas pernas , tomo codeina 4 vezes ao dia pq sinto dores horriveis dentro do reto , tenho calcanhares dormentes principalmente o esquerdo , no qual tenho uma ferida de 5 cmts de fundura e largura a esses exatos 8 anos que não cicatriza por causa da dormencia e falta de circulação de sangue devido a cauda equina, meu intestino ficou completamente preso , tomo laxantes de tres em tres dias pra evacuar , e sendo assim acabo nao conseguindo segurar as fezes, nos dias de laxante nao posso sair de casa, perco urina tbm diariamente , uso absorventes pra isso, me afastei do mundo por 4 anos entrei em depressão , tomo antidepressivos pra isso tbm , nao fiz hidroterapia pq minha ferida aberta do pé me impossibilita a entrar na piscina . nao fiz fisioterapia , mas como sou mãe de 4 filhos os afazeres domesticos me induziram a ter forças nas pernas novamente, nao consigo ficar muito tempo sentada , nem em pé , tenho necrose no calcanhar… mas apesar de tudo hoje sou muito feliz , encontrei paz, e sigo com minha doença acreditando em dias melhores,sofro muito com as sequelas da doença , mas agradeço a DEUS por ter escapado da cadeira de rodas. vou no neurocirurgião que me fez o procedimento uma vez por ano , era pra ele me dar alta com cinco anos , mas ele nao deu . operei no hospital benificiencia portuguesa em sp , eu fui muito bem tratada pelo grupo CENNA. e olha que foi pelo SUS hein , só Deus pra recompensar o bondade desse grupo de médicos . se acaso vc se interessarem trocar informações meu email é m.danziger @hotmail.com .

  • sandro

    Boa tarde, tive a cauda equina e operei faz 9 dias, o médico disse que iria ficar na cadeira de rodas, porém, 12 horas após a cirurgia já estava andando, o que foi retirado da minha L4 ficou para estudo, pois tinha o tamanho de uma laranja.Não sinto dores nenhuma,estou tomando medicamentos(PREBICTAL E ETNA) e logo começarei a fisioterapia, acumputura, hidroginástica e o que mais forpossível.Tenho ainda umas sequelas como: Retenção para defecar(somente com laxante),sinto a vontade de urinar, porém não consigo segurá-la e na parte sexual, tenho ereção mas não sinto prazer.Alguém que teve estes sintomas poderia me dizer se houve recuperação e quanto tempo demorou?Meu médico me informou que poderá demorar até dois anos.Fiquei 20 dias indo para o PS e só me receitavam TYLATIL E TRAMAL,não fizeram exames nem pediram nada.Vou pegar os prontuários e acionarei o judiciário por negligência,imprudência danos materiais e morais Quem quiser me adicionar no face procure por sandro cavallaro para que possamos trocar idéias.Forte abraço a todos.

    • Julio Cesar

      procurei e encontrei varios sandro cavallaro, como vou te add..me diz qual sua cidade por favor…obrigado: julio cesar….

      • sandro cavallaro

        Praia grande