doença visceral

doença visceral que simula dor lombar

Várias perturbações das vísceras abdominais podem provocar dor lombar, simulando doença da coluna lombar ou toracolombar. Algumas destas doenças embora sejam raras têm carácter de urgência e não devem ser ignoradas por porem em risco a vida do doente.

história

A dor lombar com origem visceral frequentemente não se relaciona com a actividade e pode ser descrita como cólicas ou dor que lateja. A dor que está associada com a alimentação, que tem relação com o ciclo menstrual, é tipo cólica ou cãibra ou é desencadeada pela observação do abdómen é pouco provável que tenha origem nos tecidos da coluna.

Também podem existir febre, náuseas, obstipação ou diarreia, dependendo da etiologia.

exame objectivo

A percussão sobre o ângulo costovertebral das costas reproduz tipicamente a dor da pielonefrite ou do cálculo renal. Em doentes com úlcera péprica ou doença colorrectal, a observação rectal identifica sangue oculto nas fezes.

Dependendo da causa, o abdómen pode ser doloroso-à palpação e hiperdinâmico ou silencioso e rígido. Apalpação profunda pode revelar defesa, dor à descompressão ou dor localizada. Sinais de abdómen agudo ou palpação de uma massa pulsátil devem desencadear imediatamente uma investigação cirúrgica.

exames de diagnóstico

Para além dos exames laboratoriais de rotina, uma radiografia simples do abdómen pode revelar a presença de ar livre nas cúpulas, obstrução do delgado, doença biliar ou aneurisma da aorta. A tomografia computorizada abdominal, se indicada, pode esclarecer ainda mais estes achados.