dores na articulação sacroilíaca

Os doentes que têm dores na articulação sacroilíaca queixam-se de dor com a hiperextensão, semelhante à das lesões da pars interarticularis. O exame objectivo revela geralmente dor com a hiperextensão e hiperestesia à palpação da articulação sacroilíaca.

O teste de Patrick (FABER) pode revelar dor no lado afectado. Frequentemente, é necessária a realização de uma tomografia computorizada com emissão de fotão único ou de uma cintigrafia óssea para excluir uma fractura de esforço da pars, uma vez que as radiografias têm uma utilidade limitada na realização do diagnóstico de lesões da articulação sacroilíaca. Num doente com um teste de hiperextensão positivo, com radiografias simples da coluna lombar negativas e com uma tomografia computorizada com emissão de fotão único negativa, deve ser considerada a possibilidade de uma doença da articulação sacroilíaca.

O diagnóstico diferencial da dor na articulação sacroiliaca inclui a fractura de esforço, a espondilite anquilosante, a espondilartropatia, a artrite psoriásica, a síndrome de Reiter e as infecções com disseminação hematogénea. O tratamento envolve a modificação da actividade durante 4 a 6 semanas, com um programa de reabilitação extenso focado no treino específico relacionado com a causa da dor.

Ocasionalmente, uma ortótese de Warm’n Form realizada por encomenda ou um cinto para a articulação sacroiliaca podem ajudar a aliviar a dor.

  • gfricardo@bol.com.br

    A três anos eu sofro com essa dores na sacro-iliacas, as dores são tão fortes que chega a travar as penas, e eu fico enternada durante quinze dias ou um mês, já tomei todos tipos de medicamentos e até corticoide, fiz Bloqueiose e Rissotomia, existe outro tipo de meticamento ou exercicios pra conbater essas dores, por favor me responda.meu E-mail gfricardo@bol.com.br

  • angela

    oi me chamo angela barros apos 6 sessoes de kiropraxia nao fui mais a mesma pessoa passei a ter dores nas nadegas cronicas e quando faço exercicios ou abduçao de perna e ate mesmo a fisioterapia fico 3 dias sem andar com muita dor dentro da pelve e  tomo arcoxia , e tramal , apos 5 anos encontrei um medico que me disse que tenho uma disfunçao na sacro iliaca e artrosia. sao 5 anos de luta , dor e sofrimento e a minha esperança e uma risotomia percutania que fiz dia 14 de janeiro de 2012 , estou no pos operatorio sinto dor mais presciso esperar mais um tempo para saber se vai ter melhoras acredito muito em Deus e eu sei que vou ter cura.
    meu email: angelbarrros2005@hotmail.com

  • Clearco Castro

    Tenho sofrido com essas dores a 2 anos, fui a 3 ortopedistas onde um deles me falou que meu problema era hérnia de disco me receitando subtração de todas as minhas atividades físicas (quase me colocando de cadeiras de roda). Fui encaminhado a um nefrologista para investigar possibilidade de pedras nos rins, que não se concretizou. Depois me encaminharam a um neurologista para investigar patologias do nervo ciático e fibromialgia, que uma eletroneuromiografia não confirmou. Assim, fui re-encaminhado a um reumatologista, cançado, fui eu mesmo estudar o que estava acontecendo com meu corpo, o corpo de um atleta, sem sobrepeso, sem abusos e com uma alimentação balanceada sempre. Fazendo uma analogia com alguns casos que lí na internet, achei as minhas dores semelhantes quando não idênticas aos casos de uma patologia da articulação sacroilíaca.
    Agora tenho tratado com algum sucesso, com sessões de quiropraxia e exercícios físicos de fortalescimento de certos grupos de músculos.
    Sucesso a todos!!!

  • http://www.facebook.com/people/Alvaro-Arenhart/622237957 Alvaro Arenhart

    Ola. Falar da Articulacao Sacro-iliaca ( ASI) e muito mais complexa que um simples artigo de internet. Acredita-se que a ASI seja responsavel por pelo menos 30% das dores da regaiolombar baixa. Ao menos 90% das mulheres pos parto possuem o ligamento sacro-iliaco dorsal doloroso. O problema relacionado com a disfuncao motora pelvica que e identificada atraves dos TESTES CINETICOS feitos por profissionais da saude preparados. Ao menos 80% dos pacientes com dor lombar apresentam algum tipo de disfuncao da ASI. O que ocorre eh que a posicao do sacro em Nutacao (N-)ou Contranutacao (CN-) detreminam a posicao da pelvis. Porem temos que levar em conta as disfuncoes posicionais e motoras das vertebras lombares baixas que inluenciam a ASI. As causas da disfuncao sacro-iliaca podem ser 1) MYOFASCIAL, onde a restricao do movimento ou do posicionamento faltoso da articulacao e causada por tensao anormal nas estrututas myofasciais ao redor da articulacao ou 2)ARTICULAR, onde a causa eh falha no engajamento das estruturas articulares. Os testes aplicados por especialista sao 1) O TESTE DE ELEVACAO ATIVA DA PERNA ESTENDIDA , para determinar a instabilidade da Articulacao,  2)TESTE DE INSTABILIDADE DE MENS,  que pode-se determinar causa de FORM (rotacao posterior do ilio e compressao pelvica)OU FORCE CLOSURE ( contacao dos musculos TA, Multifidios, eretores da coluna, biceps femural, gluteo maximo e grande dorsal, cuja contracao aumentam a estabilidade da ASI, 3) TESTE POSICIONAL a)POSICAO DO ILIO EM UP OU DOWN SLIP E ROTACAO ANTERIOR OU POTERIOR, b) SACRUM EM RESTICAO A NUTACAO (N-) OU RESTRICAO A CONTRANUTACAO (CN-), c)PUBIS (ELEVADO OU BAIXO, onde estes testes sao usados para determinar se a acusa e articular ou myofascial, 4) TESTES CINETICOS QUE SAO Aa FLEXAO ANTERIOR EM PE, b) FLEXAO DO QUADRIL EM PE, c) EXTENSAO DO QUADRIL EM PE, d) ROTACAO LOMBAR EM PE OU SENTADO, e) FLEXAO LATERAL DA LOMBAR EM PE. Historia Clinica eh 1)Dor de um so lado (UNILATERAL)(A DOR EH NA REGAIO DA SACRO-ILIACA DE UM SO LADO E NAO SE EXTENDE PELA COLUNA), e raramente acima de L5 ou S1, 2)dor ao redor da articulacao comprometida e por ocorrer dor abaixo do joelho,  3)sinais de instabilidade conforme os testes descritos acima,  4)flexao ativa do quadril pode ser doloroso ou ter fraqueza,  5)rotacao posterior do ilio pode reduzir a dor ( pacietes talvez sentam com flexao ipsolateral do quadril ou combinam flexao de quadril e extensao de joelho, que tensiona os Hamsitrigs. 6) dor com tosse, espirro ou movimento sao aliviados com a estabilizacao da AIS,  7)sentar em fllexao dorsal seja mais confortavel que sentar ereto. Bom, como pode-se notar, o Dx (Diagnostico ) , Ax (Avaliacao) e Rx (Tratamento) das disfuncoes da Articulacao Sqacro-Ilaica (ASI) sao bem mais complexas que um ardigo de internet. Somente um profissional atualizado e conhecedor de todas as tecnicas de diagnostico e tratamento pdera fazer uma correta avaliacao de cada caso